Luto na colina histórica. O ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, faleceu nesta terça-feira no Rio

Eurico tinha 74 anos e lutava contra um câncer no cérebro

Morreu nesta terça (12), o ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, aos 74 anos. Vitima de um câncer no cérebro, o dirigente foi internado as pressas na manhã desta terça, mas não resistiu e faleceu no inicio da tarde em um hospital na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ele deixa 4 filhos.  Um dos personagens mais icônicos do futebol brasileiro, Eurico lutava contra o câncer já há algum tempo, depois de ter vencido duas vezes a doença, uma no pulmão e outra na bexiga.

Apesar das dificuldades, o ex-presidente foi presença constante nos jogos do Cruz-Maltino em 2018. Atualmente, Eurico ocupava o cargo de presidente do Conselho de Beneméritos do clube.

História no futebol
Eurico Miranda começou sua vida no Vasco da Gama em 1969, de lá pra cá, foram muitas as tentativas de se tornar presidente do clube, título conquistado apenas nos anos 2000. Apesar de não ocupar o cargo máximo do clube, Eurico parecia gozar de mais prestígio do que os dirigentes mais poderosos. Foi ele o responsável pela volta do ídolo Roberto Dinamite ao clube, no ano de 1980, quando ainda era ‘’apenas’’ assessor especial do presidente do clube. Em 1983, Eurico concorreu pela primeira vez a presidência do Vasco, mas foi derrotado. O ex-dirigente tentaria novamente o cargo em 1986, novamente derrotado, Eurico recebeu o convite do presidente eleito, Antônio Soares Calçada, para ser vice-presidente. Eurico Miranda ocupou este cargo durante 14 anos, durante esse período foi responsável pela volta de Romário a colina, além de importante figura dos títulos vascaínos nos anos 90.

Presidente do Vasco
Em 2000, Eurico iniciou sua história como presidente do Vasco, foi reeleito em 2003 e chegou a dizer que não concorreria novamente a presidência. Ato falho. Eurico Miranda voltou a concorrer em 2007 e chegou a vencer a eleição, mas teve o mandato caçado no meio de 2008.  A ultima passagem como presidente do clube foi em 2014, apesar de ter sido exaltado pelos vascaínos no início por vitórias em cima do maior rival, Eurico participou de mais um rebaixamento do clube e acabou seu mandato queimado com a torcida.

WhatsApp Image 2019-03-12 at 14.03.58
Eurico e seu famoso charuto – Créditos: igesportes

A verdade é que, gostando ou não, Eurico Miranda é um dos personagens mais icônicos da história do futebol brasileiro, e pessoas assim são sempre fundamentais nos bastidores das quatro linhas.
O futebol está de luto. O Vasco da Gama mais ainda. Vá em paz, Eurico Ângelo Miranda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s