Xerém a todo vapor

Nem sempre soluções caseiras mostram-se eficazes, entretanto, para o Fluminense, nos últimos anos, vêm propagando resultados. O caso mais recente ocorreu nas duas partidas contra o Cruzeiro, uma pela Brasileiro, neste sábado (18/05), e a outra pela Copa do Brasil, na última quarta-feira (15/05). João Pedro e Marcos Paulo, conhecidos como o ‘Casal 20 de Xerém’, homenageando a lendária dupla tricolor entre Washington e Assis, entraram em ação e foram peças importantes para os bons desempenhos da equipe tricolor nas duas partidas.

Na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, Marcos Paulo entrou aos 31 minutos do 2º tempo, e com um futebol bastante ofensivo, produziu jogadas de efeito e ainda acertou um belo chute no travessão. Já João Pedro, saiu do banco um pouco mais tarde, aos 38, e após um cruzamento do atacante Ewandro, recebeu uma assistência de cabeça do zagueiro Matheus Ferraz. A promessa tricolor não titubeou e mandou a bola pro fundo do gol.

João Pedro empata nos acréscimos e deixa o Fluminense vivo na Copa do Brasil

Consolidação da dupla

Três dias depois, as duas equipes se enfrentaram novamente, agora pelo campeonato de pontos corridos. O Fluminense ganhava pelo placar de 2×1 e apresentava domínio do jogo, entretanto, o jogo seguia em ritmo lento no ataque tricolor. Aos 25 minutos do 2º tempo, Fernando Diniz colocou João Pedro, e posteriormente, aos 34, Marcos Paulo entrou no lugar de Luciano. Dois minutos depois, Marcos lançou o camisa 23 que desviou para o fundo do gol. Já nos acréscimos, após uma tentativa de balão do camisa 32, João Pedro pegou a sobra, avançou e chutou forte no canto para fechar a goleada.

João Pedro, de visual novo, comemora um de seus gols na goleada contra o Cruzeiro pelo Brasileirão

Apesar de pouco tempo em campo, a dupla tricolor demonstrou um forte entrosamento em campo, oriundo das categorias de base. Com a convocação de Pedro para a seleção brasileira sub-20, que disputará o Torneio de Toulon, na França, o Fluminense terá o desfalque do camisa 9 por cinco jogos. Com isso, os dois jovens devem ganhar mais tempo de jogo, podendo inclusive pintar na equipe titular.

A representatividade de Xerém para o Fluminense e o futebol internacional

Marcelo, Thiago Silva e Fabinho são alguns dos nomes de uma extensa lista de bons jogadores revelados nas categorias de base do Fluminense. Mais recentemente, em meados de 2017, Pedro, depois de um grande desempenho em 2016 pela equipe sub-20, começou a ser relacionado para as partidas, sendo o substituto imediato de Henrique Dourado, o qual fazia uma temporada fora da curva. Com a saída do Ceifador, a jovem promessa tricolor obteve a responsabilidade de ser o camisa 9 do time na temporada de 2018.

Banner exposto na entrada do CT Vale das Laranjeiras em Xerém

Da desconfiança para a seleção brasileira

Com grandes desempenhos no primeiro semestre, o atacante recebeu diversos elogios dos companheiros, da torcida e da imprensa, e foi cotado como um dos melhores centroavantes do país naquele momento. No dia da seguinte da partida entre Defensor- URU e Fluminense pela 2ª fase da Copa Sulamericana de 2018, na qual Pedro marcou um belo gol que garantiu a classificação tricolor, o jogador recebeu a notícia de sua convocação para os amistosos da seleção brasileira contra os Estados Unidos e El Salvador. Depois de uma grande euforia diante da convocação do goleador tricolor, duas semanas depois, em uma partida pelo Brasileirão 2018, contra o Cruzeiro, Pedro Guilherme sofreu uma séria lesão no joelho direito, deixando-o de fora por aproximadamente oito meses.

Redes sociais do Fluminense exaltaram a convocação de Pedro para a seleção brasileira

Retorno ao time na atual temporada e a ascensão de duas novas joias tricolores

Depois de um longo período fora do time, o atacante voltou a atuar na vitória da equipe carioca sobre o Santa Cruz, no jogo de ida, pela Copa do Brasil 2019. Pedro ainda jogou o jogo de volta e mais quatro partidas pelo campeonato brasileiro, começando como titular contra o Botafogo. Neste mesmo jogo contra o rival carioca, o jovem sofreu uma pancada na perna esquerda, que o obrigou a desfalcar o time nas partidas contra o Cruzeiro pelas duas competições nacionais.

Pedro em ação no clássico contra o Botafogo

Nesses dois jogos contra a equipe mineira, no entanto, João Pedro, de 17 anos, e Marcos Paulo, de 18, ascenderam para suprir o efeito da significativa ausência do atacante Pedro. Os dois fizeram parte de uma talentosa geração sub-17 do Fluminense, na qual chegou na final de todas as principais competições disputadas. Tal fato chamou a atenção de times europeus, e somado às necessidades financeiras da instituição tricolor, o atleta de 17 anos foi vendido para o Watford, da Inglaterra, em uma transação que pode render até 46 milhões aos cofres do clube mediante aos bônus. O jogador, no entanto, só vai se transferir para o clube inglês em janeiro de 2020, quando já estiver com 18 anos.

Marcos Paulo também atraiu não só a atenção de diversas equipes estrangeiras, como também de seleções, sendo convocado tanto para a seleção brasileira sub-18 como também para Portugal sub-18, sendo a última escolhida pelo atleta para defendê-la no Torneio Internacional de Porto, na qual o país foi o vencedor da competição.

Pelo Fluminense, desde o início da atual temporada, os dois jogadores são relacionados para o banco de reservas frequentemente, com entradas esporádicas no time principal. João Pedro, por exemplo, entrou no jogo contra o Flamengo pela Taça Rio 2019, e anotou um belo gol de cabeça.

Anúncios

Sobre Gustavo Guerra

Estudante de jornalismo - PUC RIO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s