Palmeiras domina o Botafogo e se isola na liderança do Brasileirão

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Gustavo Gómez marca o gol da vitória em Brasília

Botafogo e Palmeiras duelaram na tarde deste sábado (25) no Mané Garrincha, em Brasília, pela 6ª rodada do campeonato brasileiro. A partida ocorreu no Distrito Federal em razão da venda de mando de campo por parte da equipe carioca e contou com mais de 33 mil presentes. O time paulista obteve o domínio da partida, enquanto o Botafogo não conseguiu implementar o seu estilo de jogo, caracterizado pela intensa posse de bola. O Glorioso, aliás, cometeu um número excessivo de irregularidades, e foi punido pelo árbitro Paulo Roberto Alves Junior com onze cartões amarelos. A partida foi decidida em um lance revisado pelo VAR, no qual o juiz marcou pênalti para o Alviverde, batido pelo zagueiro paraguaio Gustavo Gómez.

A troca de passes alvinegra anulada pela equipe alviverde

Nos três minutos iniciais, o Botafogo seguiu o estilo do treinador Eduardo Barroca e começou a partida com a posse de bola. O cenário, entretanto, modificou-se rapidamente. Aos quatro, o Palmeiras finalizou pela primeira vez, com o meia Zé Rafael. A partir disso, o Palmeiras estabeleceu o domínio do meio de campo e dificultou a saída de bola do Botafogo. A equipe paulista procurava entrar na área do time carioca pelas pontas, usando a velocidade do atacante Dudu, assim como as infiltrações dos laterais Diogo Barbosa e Marcos Rocha. Deyverson, com a função de camisa 9, saía da área para criar oportunidades de gol.

O time carioca finalizou pela primeira vez aos 29 do primeiro tempo, depois do meia Léo Valência cabecear para fora. O Palmeiras cresceu no jogo e teve algumas chances de abrir o placar com finalizações de Dudu e dos volantes Bruno Henrique e Thiago Santos. No fim da etapa inicial, Deyverson ainda cabeceou oferecendo perigo ao gol de Gatito Fernández.

Foto: Adalberto Marques/Estadão Conteúdo
O domínio do time de Luis Felipe Scolari

O segundo tempo teve um início semelhante ao primeiro. O Glorioso trocou muitos passes e aos três minutos, o volante Cícero finalizou por cima da meta adversária. Não demorou muito para que o Palmeiras retomasse o domínio da partida. Aos seis, Bruno Henrique bateu uma falta perigosa ao gol de Gatito. Depois de um cruzamento de Marcos Rocha, dois minutos depois, Deyverson ajeita a bola e Dudu chuta fraco, mas o goleiro da equipe carioca não consegue segurar, na sequência, o camisa 16 pega o rebote, porém, sofre um pisão do zagueiro Gabriel. Em um primeiro momento, o juiz interpretou o lance como simulação e amarelou Deyverson, entretanto, após checar a jogada no VAR, o árbitro anulou o cartão e marcou o pênalti, que foi convertido pelo defensor Gustavo Gómez.

O Botafogo tentava se recuperar no jogo, no entanto, não apresentava nenhuma efetividade no ataque. O primeiro chute do alvinegro ocorreu com Fernando aos 19. O time alviverde manteve o domínio do jogo observado no primeiro tempo e buscou ampliar o placar. Deyverson desperdiçou duas boas oportunidades de alterar o marcador aos 26 e 31 minutos da etapa final. O controle da partida prosseguia, e dessa vez, Diogo Barbosa, após uma bela arrancada pela esquerda, parou nas mãos de Gatito Fernández. Nos minutos finais, o time carioca tentou criar algum perigo para o gol de Weverton, porém, sem nenhuma chance concreta, e com isso, o Palmeiras sagrou-se vitorioso no duelo.

Foto: Carlos Costa/Futura Press
Panorama

O Palmeiras atingiu a marca de 16 pontos em seis rodadas do Brasileirão. Com isso, a equipe não poderá ser ultrapassada na pontuação nesta rodada. A vitória contra o Botafogo ampliou para 29 jogos a invencibilidade da equipe na competição. O Botafogo, por sua vez, permanece com nove pontos, na sétima colocação.

Na quinta-feira (30), o Alviverde enfrenta o Sampaio Corrêa, em casa, pela Copa do Brasil. O próximo jogo da equipe paulista pelo Brasileirão será realizado no dia 2 de junho, um domingo, contra a Chapecoense, em Chapecó. No mesmo dia, o Botafogo terá o clássico contra o Vasco, no estádio Nilton Santos.

Anúncios

Sobre Gustavo Guerra

Estudante de jornalismo - PUC RIO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s