Com salários atrasados e jogadores em silêncio, Botafogo se prepara para retornar ao Brasileirão
Foto: Vítor Silva/Botafogo
Elenco alvinegro enfrenta o Cruzeiro domingo, no Mineirão, e jogadores, em protesto, continuam sem atender à imprensa
Sem disputar jogos oficiais desde 12 de junho, o Botafogo iniciou nesta segunda (08) os preparativos para o retorno ao Campeonato Brasileiro. O clube vai a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro no próximo domingo (14) às 16h, pela décima rodada do Brasileirão. Os jogadores, com dois meses de salários atrasados, mantém o protesto e permanecem sem conceder entrevistas.
Caso a diretoria e a comissão técnica não convençam a equipe, o imbróglio deve permanecer até que o Glorioso quite o débito salarial. Até o momento, não se sabe quando os jogadores voltarão a receber.
Inicialmente, a ideia era não conceder entrevistas e também não participar de nenhuma ação de marketing envolvendo o clube. No retorno aos treinos para a volta do Brasileiro, os jogadores mantiveram a posição: ontem não houve coletiva e hoje nenhum atleta recebeu a imprensa.
Dentro de campo, Eduardo Barroca conta com todos os seus atletas à disposição.
Biro-Biro, atacante recém-chegado e já integrado aos treinos, teve o seu novo contrato com o Nova Iguaçu, detentor de seus direitos econômicos, publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Com o empréstimo ao Botafogo sacramentado, deve ser anunciado a qualquer momento.
Victor Rangel, reforço regularizado antes da parada da Copa América e já apresentado, vem se destacando nos treinos marcando golaços.

Leonardo Valencia, que buscava deixar o clube, teve hoje o seu futuro definido. Após ser sondado pela Universidad de Chile, vai permanecer no Botafogo, tendo seu contrato prorrogado por mais um ano. O meia-atacante tem contrato com o alvinegro até julho deste ano, mas uma cláusula permitiu a renovação automática por mais uma temporada.
Diante deste cenário, mesmo vendo com bons olhos a saída do atleta para poder reduzir a folha salarial, o Glorioso optou por mantê-lo no elenco. Valencia mudou o tom do seu discurso, disse à Diretoria que só gostaria de retornar ao Chile para encerrar a carreira, e revelou estar motivado a brigar por uma vaga no time titular alvinegro. A seu favor, também pesaram o aval do Eduardo Barroca e o seu empenho nos treinamentos.
Durante os dias sem jogos, Barroca aprimorou o seu estilo de jogo focado na marcação sob pressão, posse e saída de bola. Treinou fundamentos como a bola parada e o time pode retornar com novidades. Marcinho e Jonathan podem voltar às condições de titulares e, no meio, Alan Santos disputa uma vaga. Cícero, titular até a parada, vem fazendo trabalho à parte no Nilton Santos.
A não ser que apareçam oportunidades sem custos, o elenco não deve se reforçar até o final da competição. Internamente, o clube age para renovar os contratos: atualmente 11 atletas possuem vínculos encerrando em dezembro deste ano.
Após fazer bons jogos, o Botafogo, em sétimo lugar no Brasileirão, volta aos gramados no próximo domingo contra o Cruzeiro no Mineirão. Postulante ao título no começo do torneio, hoje a Raposa vive uma crise institucional e está na zona do rebaixamento, ocupando a 18ª posição.
Pingback:Botafogo lança “combo” de ingressos para jogos no Nilton Santos – Por Dentro do Gol